Ementa

A aplicação do conceito de abertura na educação em perspetiva histórica. As relações da educação com o acesso aberto ao conhecimento científico, software livre, hardware livre, e os dados abertos. Os Recursos Educacionais Abertos e as novas midias como catalisadores da educação aberta contemporânea. O grátis versus o aberto a partir das licenças livres. Privacidade, transparência e plataformas de vigilância e controle.

Semestre: 02 - 2019
Horário: 14h00-17h40 (quarta-feira)
Local: Sala de vídeo (subsolo, FE-03), ao lado do laboratório Ábaco. Em alguns momentos utilizaremos outros espaços, principalemente o laboratório de computadores da FE-01 (sala AT52/10). Fique atento ao cronograma e aos anúncios.
Matricula web: 192341

Objetivo

Analisar o conceito de abertura na educação e sua evolução ao longo da história.

Objetivos específicos

  • Identificar projetos e propostas relacionadas à abertura ao longo do último século;
  • Descrever o conceito de educação aberta contemporânea e sua relação com as nova mídias;
  • Sintetizar a relação entre os diversos movimentos contemporâneos de abertura incluindo o acesso aberto, dados abertos, hardware livre, licenças livres, software livre e formato abertos;
  • Refletir acerca das possibilidades, desafios e limitações da educação aberta.

Metodologia e procedimentos

  • Aulas expositivas conduzidas pelo professor e convidados qualificados;
  • Discussões coletivas e em grupo;
  • Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo;
  • Exposição de filmes e vídeo, leituras de artigos acadêmicos e outros textos para discussão.

Vamos trabalhar muito em plataformas abertas. Portanto, todo o material que você produzir para esse curso (atividades, relatórios, textos) terá automaticamente uma licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual Internacional 4.0, a não ser que você indique por escrito que não quer que parte ou a totalidade do que você produzir para essa disciplina seja compartilhado. Isso é importante porque muito do que for produzido vai ser publicado na Wikipedia, que faz uso dessa licença. Nós abordaremos a questão das licenças no curso, mas caso queira já conhecer melhor as implicações dessa escolha veja o Caderno REA ou converse com o professor.