Atividade 3

A escola do futuro

Esta é uma atividade em grupo. A nota para essa atividade depende de sua participação presencial, já que trabalharemos em aula para a condução dessa atividade.

Muito já se falou sobre a escola do futuro. Já vimos vídoes e discussões em artigo de 30 anos atrás propondo uma escola que nunca se concretizou. Mas é essa a escola que realmente queremos? E quem é que a quer? Nas atividades 1 e 2 você teve oportunidade de botar o pé no chão e entender o contexto e as possibilidades de algumas escolas públicas. Você entende agora o contexto da política educacional para a área e as pressões sobre a educação que existem no momento. Agora, vamos usar esse conhecimento em uma atividade de design. Como será a escola do futuro? Começaremos essa atividade em sala de aula.

Material

Vamos utilizar o processo de design para criar, em sala de aula um modelo para a escola do futuro na perspectiva de pessoas específicas. Trabalharemos com o conceito de cenários para imaginar e também consultar pessoas sobre o que pensam ser uma escola ideal. Trabalharemos com a noção sistêmica de uma escola (como já fizemos na atividade 2) pensando em diversos fatores ao mesmo tempo. É uma atividade mão na massa!

O que entregar
  • Parte 1 - O design visual da escola do futuro (diagrama, gráfico, imagem, vídeo, etc.) (modelo disponível antes do encontro presencial)
  • Parte 2 - Uma análise detalhada das escolhas feitas, o lugar da tecnologia nesse plano, e os prós e os contras desse modelo (entre 2 e 3 páginas, rubrica e modelo disponíveis antes do encontro presencial)

Entrega da atividade até dia 6/julho, 23h50 via Moodle. Envie o seu texto como um anexo no Moodle, em formato PDF incluindo o nome completo de todos os participantes do seu grupo.