Atividade 1

Integração de tecnologia em escolas

Esta é uma atividade em grupo

Como professor ou gestor escolar você vai ter que tomar decisões diárias sobre o uso de tecnologia na escola. É comum ver a menção sobre tecnologia em Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) sem uma análise detalhada de viabilidade ou adequação aos objetivos pedagógicos ou ao contexto escolar. A integração de tecnologia nas escolas é difícil tanto para o gestor quanto para os docentes. Nessa atividade vamos explorar fatores que são essenciais para um bom plano de implementação de tecnologias em escolas. A meta aqui é diagnosticar uma escola para que você possa explorar os conceitos. Não conseguiremos (nessa atividade) elucidar todos os problemas reais e potenciais; buscamos um bom entendimento de como todos os fatores juntos, contribuem para um pensamento sistêmico e mais realista sobre a integração de tecnoloigas na escola, e de quebra ajudar os gestores da escola a refletir sobre os mesmos. Vamos começar a discutir essa atividade em sala de aula no dia 03/maio.

Antes de começar

Leia o seguinte artigo: WIVES, Willian Washington; KUBOTA, Luis Claudio; AMIEL, Tel. Análise do Uso das TICs em Escolas Públicas e Privadas a partir da Teoria da Atividade.

Essa atividade vai seguir o modelo detalhado na pesquisa descrita no artigo acima. Além disso, a pesquisa foi toda desenvolvida em quatro escolas do DF. Veja que o artigo apresenta quatro análises de escola -> nessa atividade vocês vão fazer algo mais sucinto e menor, mas seguindo a mesma lógica. Não se preocupe se o artigo for confuso ou difícil de entender em detalhe, o importante é que você entenda o panorama geral dos passos tomados e a base teórica do que foi construído.

Parte 1 - Levantamento de dados

Qualquer projeto envolvendo tecnologias na escola precisa começar com algumas informações básicas. Para tanto, vamos montar uma 'ficha' com alguns dados gerais da sua escola. Dependendo de onde ela estiver, dados podem estar disponíveis em diferentes bases. De todo modo, você terá que visitar a escola para levantar esses dados. Antes, dê uma olhada no que acha online.

  • Ache a sua escola no QEdu, e analise os dados. Vamos usá-lo na atividade.

Outros sites de referência, se quiser.

Parte 2 - Entrevista(s) e observaç(ões)

Uma vez que você tenha um panorama geral da estrutura e dos recursos da escola, você pode se aprofundar nos elementos mais complexos do nosso sistema. O primeiro passo é agendar uma entrevista com algum gestor da escola (diretora, vice, coordenadora pedagógica).

  1. Peça permissão para conduzir a sua visita. Para tal, vamos levar uma carta assinada pelo professor que você pode levar/apresentar à escola. Você deve enviar os (1) nomes completos dos membros do seu grupo e (2) o nome da diretora da escola para que o professor crie a carta e lhe devolva por email.

  2. Utilize os documentos abaixo para conduzir a sua visita/observação e depois, a sua entrevista. Discutimos os protocolos abaixo em sala de aula no dia 26 de abril. Caso você não tenha participado, baixe os arquivos e tire dúvidas com o professor. Discutiremos os protocolos na aula do dia 3 de maio. Os documentos tem mais informações sobre como conduzir o processo.
  • Visita e observação. Disponível em três formatos: ODT, DOCX, e PDF
  • Entrevista com gestora. Disponível em três formatos: ODT, DOCX, e PDF
Parte 3 - Construção do diagrama e análise

Faremos isso em sala de aula, somente quando todos os dados forem coletados (Parte 2), estimado para dia 17 de maio.

Com base nos dados iniciais, nas suas observações e entrevistas, você vai criar um diagrama utilizando o software livre Cmaptools, que será como os que você vê no artigo acima. Para tanto, vamos nos organizar para trabalhar em algum laboratório de computadores na UnB (aguarde detalhes).

Mas não basta somente criar o diagrama. Depois você precisa fazer uma análise desses dados e contextualizar a infromação. Pense que você está fazendo uma "devolutiva" ao gestor (diretora, coordenadora). O modelo será discutido em sala de aula antes de ser postado aqui.

O que entregar

Você deve entregar o trabalho completo, via Moodle, sendo somente necessária a submissão de um trabalho por grupo até o dia 31/maio as 17h00 via Moodle.

Serão 4 arquivos no total:

  • Dois arquivos (DOCX/ODT ou PDF): Anotações das entrevistas feitas na escola (os dois arquivos da parte 2);
  • Um arquivo (CMAP): Diagrama e análise da escola com base no modelo do artigo (parte 3) conforme exemplo do artigo mencionado acima e que será apresentado em sala de aula (arquivo CMAP);
  • Um arquivo (PDF): Análise do diagrama e do que pode-se aprender com o que foi analisado (parte 3). Faça um relatório que possa ser entregado de volta à escola como uma análise das condições para integração de tecnologia (1 página). Siga o modelo do artigo. Uma página, espaçamento único.