Ementa do curso

O conceito de tecnologia, mídia e tecnologia educacional.
As relações entre educação, tecnologia e sociedade - dilemas contemporâneos e históricos.
Distopias e utopias na relação tecnologia e educação (massificação/alienação | democratização/inovação).
Os processos de comunicação e suas tecnologias em diferentes dimensões.
Alfabetização midiática: novas mídias na educação e na docência, seus componentes visuais, sonoros, audiovisuais, impressos e informáticos – em perspectiva crítica e criativa.
Cultura livre e cibercultura: software livre, recurso abertos, colaboração e participação.
A interface educação, tecnologia e comunicação e suas relações com as práticas educativas e com a formação de professores.

Semestre: 01 - 2018
Horário: 14:00-17:40
Local: FE 05 - Sala 08
Matricula web: 192520

Objetivo

Analisar a relação entre tecnologia, educação e comunicação com uma perspectiva crítica para os discursos históricos e contemporâneos, utópicos e distópicos. Apresentar e discutir projetos, políticas e dados sobre a relação entre tecnologia e educação.

Objetivos específicos

  • Discutir o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na configuração de novos modos de ser, de se relacionar e de conhecer na sociedade contemporânea mediatizada
  • Apresentar os processos comunicacionais em suas diferentes linguagens e suas implicações para as práticas educativas e para a formação de professores
  • Discutir e problematizar os conceitos de colaboração, coautoria e de produção colaborativa na perspectiva da cultura livre e da educação aberta
  • Facilitar a produção e criação de recursos educacionais visando contextos educacionais reais pelos alunos em uma perspectiva crítica, reflexiva e criativa.

Metodologia e procedimentos

  • Aulas expositivas conduzidas pelo professor e convidados qualificados;
  • Discussões coletivas e em grupo;
  • Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo;
  • Exposição de filmes e vídeo, leituras de artigos acadêmicos e outros textos para discussão.

Todo o material que você produzir para esse curso (atividades, relatórios, textos) terá automaticamente uma licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual Internacional 4.0, a não ser que você indique por escrito que não quer que parte ou a totalidade do que você produzir para essa disciplina seja compartilhado. Isso é importante porque muito do que for produzido vai ser publicado na Wikipedia, que faz uso dessa licença. Nós abordaremos a questão das licenças no curso, mas caso queira já conhecer melhor as implicações dessa escolha veja o Caderno REA ou converse com o professor.