Atividade 5

Criando um REA para EaD

Esta é uma atividade em grupo

Nessa atividade vamos construir um recurso educacional para utilização em um curso EaD. Com base na BNCC seu grupo deve escolher um tema de interesse para desenvolver um recurso educacional que contemple uma das habilidades.

Juntos (em sala de aula) nos vamos começar a criar um cenário geral - um contexto para o desenvolvimento. Depois, cada grupo (dois ou três) vai definir um contexto mais específico e identificar um único tópico para criar um recurso educacional.

Vamos passar por um ciclo de planejamento, design e produção do recurso, partindo da lógica dos recursos educacionais abertos (REA).

Para o planejamento, vamos usar algumas ideias do artigo AMIEL, Tel; OREY, Michael; WEST, Richard. Recursos educacionais abertos: Modelos para localização e adaptação. Educação Temática Digital , 2011. Discutiremos em sala de aula (leitura não é obrigatória) mas fica aqui para sua referência. O foco é pensar em desenvolvimento de REA, como discutido em aula.

Seu grupo pode escolher produzir qualquer tipo de recurso que seja apropriado para o contexto: um vídeo, um texto, um sistema, uma página web, etc. que seja uma REA e que seja condizente com o seu design.

Seguiremos esse modelo para a atividade -> disponível em formato ODT ou DOCX.

O documento pede que você procure por REA (recursos educacionais abertos) antes de começar a desenvolver algo. A lógica é que é sempre melhor começar procurando o que há, ao invés de começar do zero! Mas saiba que nem sempre é fácil encontrar um REA para o tema que você tem interesse. Muitos sites tem tantos recursos fechados (que são gratuítos para ver, mas não podem ser baixados, modificados, remixados) e como recursos abertos. É preciso verificar a licença do recurso para saber se ele é mesmo aberto. Para começar, tente os seguintes sites:

  • Caderno REA - uma introdução geral de onde e como encontrar REA (inclusive no Google, Flickr e outros)
  • REliA - recursos variados, todos abertos e todos em português
  • Wikimedia Commons - é o repositório da Wikipedia, que tem muitas imagens e videos abertos
  • PhET e Ciensação tem bons recursos para ciências exatas
  • Vimeo tem muitos vídeos com licença aberta, mas o YouTube também permite a busca. Nos Filtros selecione a opção Creative Commons.
  • Mapa Global de REA - tem recursos, repositórios e serviços com REA no mundo todo.
Parte 1 - Design instrucional (toda a sala, em aula)

Vamos discutir de maneira bem inicial, as fases da construção de recursos. Vamos montar um cenário de EaD e vamos encontrar espaço para uma "mídia" ou "recurso" relevante - algo que vocês possam desenvolver para essa tarefa.

Parte 2 - Design e produção (grupo), em aula e em casa

Vamos definir um plano para o recurso. O que ele vai contemplar? Quem mídias vão ser utilizadas? Que recursos (humanos/materiais) serão necessários para produzí-lo? Depois vamos para o mão na massa. Se você precisar de apoio, por exemplo, para produzir um vídeo, vamos organizar uma visita ao LAVE (FE/UnB).

Parte 3 - Compartilhamento (grupo), em aula e em casa

Utilizando os princípios do REA, vamos buscar a melhor maneira de disponibilizar seu recurso online. Uma possibilidade é o Portal MEC RED o novo portal do MEC para o ensino básico.

O que entregrar

  • O seu planejamento completo, seguindo o modelo em um único arquivo em formato PDF, até dia 4/julho, 23h50 via Moodle (somente uma submissão por grupo - inclua o nome de todos os participantes).