Atividade 4

Um curso para chamar de seu

Esta é uma atividade individual

Para essa atividade, você deve selecionar e acompanhar um curso online. Porque? - A oferta de cursos online é tido como uma revolução para a educação, oferecendo oportunidades variadas de ensino e aprendizagem. Mas a fauna é diversa! Existem cursos com diversos modelos, e o seu curso e a sua experiência servirão de base para discussão semanal, de acordo com cada um dos tópicos que abordaremos ao longo do semestre. Ou seja, seu curso, é o seu case, e como cada um terá um, teremos muitas perspectivas para discutir.

Você pode escolher qualquer coisa que possa ser considerado um curso. Não vale ler apenas um livro ou artigo, mas vale alguma proposta (1) estruturada de formação que faça (2) uma curadoria ou organização de conteúdo (3) com algum objetivo claro de formação. Não precisa ser um curso baseado em vídeos. Você deve selecionar algo que lhe interessa e deve ter o aval do professor.

O objetivo não é que você complete esse curso ao longo da nossa disciplinas - ou seja, não se exige que você faça outro curso! A ideia é que você tenho um curso de referência ao longo da nossa disciplina para que você possa refletir sobre a proposta, o ambiente, as interações, para que entenda como e com que princípios ele foi implementado. Você terá que participar, interagir e explorar o curso para poder investigar e relatar sua experiência, mas não necessariamente vai seguir todo o percurso do curso.

Dentre os sites que tem cursos mais estruturados em português/espanhol:

Parte 1 - Selecione o seu curso

Explore os sites acima (ou outros sites) e ao escolher seu curso. Pense nas seguintes questões ao escolher o curso e escreva um texto para justificar sua escolha.

  • Nome do seu curso
  • Instituição/grupo que oferece o curso
  • Link (URL) para o curso

  • Porque a temática do curso lhe interessa?
  • Quais as características desse curso que são adequadas ao seu conhecimento, contexto e condições de participação?
  • Como você identificou a qualidade desse curso?
Parte 2 - Avaliar

Vamos utilizar um guia da Online Learning Consortium (OLC; Consórcio para Aprendizagem Online - tradução disponível em breve, em tempo para a atividade!) para guiar a sua avaliação do seu curso. O guia foi feito para que professores que criam cursos online possam fazer uma auto-avaliação com base em alguns critérios de qualidade. Para nós, é util porque ajuda a identificar alguns dos elementos mais importantes de um curso online. Você pode não concordar com todos, e muitos cursos podem ter notas baixas em alguns critérios mas ainda assim serem muito bons.De todo modo é um bom modelo para inciar seus estudos sobre a qualidade de cursos online.

O modelo tem seis partes e vamos completar cada uma ao longo do curso (veja nosso cronograma):

A. Introdução e informações gerais do curso. Formatos disponíveis: ODT, DOCX ou PDF - para visualização
B. Tecnologia e ferramentas. Formatos disponíveis: ODT, DOCX ou PDF - para visualização
C. Design e layout. Formatos disponíveis: ODT, DOCX ou PDF - para visualização
D. Conteúdo e atividades. Formatos disponíveis: ODT, DOCX ou PDF - para visualização
E. Interação. Formatos disponíveis: ODT, DOCX ou PDF - para visualização
F. Avaliação e feedback. Documento completo com todas as partes:
ODT, DOCX ou PDF - para visualização

Para cada parte acima você deve preencher uma nota para cada item na escala, seguindo a seguinte orientação:
3 -> Atende ao critério
2 -> Poucas melhorias necessárias
1 -> Deficitário
0 -> Inexistente

No campo Seus comentários e sugestões -> aponte o que falta, e indique o que você faria para suprir essa lacuna. Não proponha algo que não cabe no modelo de curso. Se o seu curso é auto-instrucional (sem mediação de um professor) não vale sugerir que se inclua um professor ou que falta o e-mail de contato de um tutor. Proponha algo que seja adequado ao modelo do curso.

Depois, para cada uma das partes assim, você deve fazer uma análise crítica de 1 a 2 parágrafos analisando os resultados de cada uma das seções. O que os resultados indicam? Que sugestões você teria para cada parte? Essas análises, juntas vão constituir uma página final de análise em texto que você entregará junto com seu documento.

O que entregar
  1. Seu texto descritivo da Parte 1 justificando sua escolha - texto, máximo 1 página, até dia 5/maio, 17h00 via Moodle.
  2. Seu guia OLC completo contemplando todos os itens (A-F) da Parte 2 incluindo suas notas e a análise de cada seção (1 página em média para sua reflexão total), até dia 6/junho, quarta, 23h55 via Moodle. Você poderá subemeter o seu arquivo no formato ODT ou DOCX - submeta somente um arquivo com a tabela e em seguida, sua reflexão. Caso seu curso seja fechado, por favor envie no mesmo arquivo seu login/senha para que o professor possa acessar.